Wednesday, March 07, 2007

Face Norte do Ben Nevis

Para quem nao conhece o Ben Nevis e pensa que por ter "so" 1,344mts, nao tem dificuldade... vejam este video de 30 minutos, de dois franceses que la foram fazer corredores e escalada mista. Eh so uma amostra do que la se faz. As escaladas que eles fizeram sao do nivel de dificuldade grau V escoces.

Tuesday, March 06, 2007

Quanto doi cair.....

Duas semanas depois.... ainda me doi me o corpo todo..... O nariz rachado, tres dedos com o dobro do tamanho, um joelho e uma coxa todos negros....

Este foi o saldo da minha primeira queda em escalada mista....

Dia 1 de marco parti de carro para a Escocia sozinho. Tinha regressado de Portugal um dia antes, conduzindo 23 horas, do funeral da minha avo e agora tenho mais 8 horas de conducao ... Nao me sentia particularmente em forma, sentindo os meus musculos muito presos.

Conheci o o Paul e o Davi, 2 escoceses, na ultima vez que estive no bar dos escaladores de Fort William, Nevisport Bar. O Paul eh um instrutor de alpinismo ja muito experiente e o David um medico de 55 anos que mais parecia o Clint Eastwood tal era a sua condicao fisica impressionante. Combinamos escalar em tres por uma semana em Aonach Mor, Face Norte do Ben Nevis e Glen Coe.

DIA 1

Depois de uma noite passada no carro encontrei me com eles junto ao teleferico de Aonach Mor as 7h00 da manha. Conferimos o material todo, calcei as botas e la entramos na chamada Climber's gondola das 8 da manha, passando por cima da Offroad Beat Downhill track, um dos mais dificeis percursos de downhill do mundo.

A gondola leva nos ate aos 512mts na Face norte do Aonach Mor durante 15 minutos, onde depois apanhamos uma daquelas cadeiras de 3 para ski por mais 10 minutos. A partir dai uma marcha de 30 minutos e chegamos ao topo do Aonach Mor (1221mts) .

A face Oeste do Aonach Mor eh uma maravilha para escalada.... Imensos corredores e imensas arestas para escalada mista. Montamos rappel na Easy Gully, um corredor largo de 100 mts de grau I, grande desnivel, requer atencao mas pouco tecnica. o unico problema deste corredor ( e de quase todos corredores por aqui) eh a imensa cornice que se forma. Descido o corredor, viramos para a esquerda em direcao a Shelf Route, uma escalada mista de 110mts de grau III com 3 lances.

A escalada foi bastante agradavel com alguns passos mais dificeis, mas todas as reunioes ficaram bem seguras. Usamos 2 cordas de 60mts, 5 entaladores bem colocados a forca do piolet!! 2 parafusos de 16cm e umas quantas cintas.
Depois da shelf route fomos de novo para a easy gully treinar como ultrapassar cornices... trabalho duro mm.... em top rope para uma seguranca maxima la iamos escavando um mini corredor na cornice. Forca bruta eh essencial! lol

DIA 2

Quase 3 horas de marcha levaram nos ate a a face norte do Ben Nevis.... escolhemos a Green Gully pois nos parecia em boas condicoes e eh um dos mais famosos corredores escoceses.

Esta escalada quase inteiramente em gelo vertical. Grau IV*** com 180mts fora os cerca de 110 metros escalados sem protecao de grau II para chegar a base do corredor. Ao aproximarmo nos o tempo comecou a fechar.... Notamos muito Spindrift, queda de neve em pequenas quantidades pelo corredor a baixo... e outra equipa pouco acima de nos... conferenciamos e concordamos proseguir.

O corredor eh feito em 4 lances e esta bem protegido com pitons em algumas zonas na rocha onde o corredor eh mais estreito.

A temperatura rondava os 6 negativos, por isso vestimos um polar extra e comecamos a escalar.... nos 2 primeiros lances passamos a frente da tal equipa de dois que ja la estava (eramos 3). A escalada eh soberba nos lances de gelo mas um pouco dificil am algumas partes nao tao verticais com neve mt solta. No 3 lance, estava a escalar quando comeca a deslizar neve e pedacos de gelo pelo corredor... nd de mt alarmante mas ao fim de 2 minutos constante meus musculos comecaram a fraquejar pois tava em frointpointing e n tinha como me desviar. Comecei entao a subir sem olhar para onde cravava os piolets... Numa parede vertical nao eh nd facil.... por fim abrandou e cheguei ao local onde montei uma reuniao. 3 parafusos de gelo mais tarde e um mini degrau escavado la segurei o paul e o dave que pouco depois chegaram ao pe de mim. Faltava o ultimo lance.... 2 mts de escalada na diagonal 4 mts de gelo vertical,uma encosta de cerca de 30 mts de neve fofa e 1 cornice.... nComecei a escalar e literalmente 30 segundos depois 1.5mts a frente, de novo spindrift! e eu novamente a escalar! esperei de novo, tenteis me desviar mas sem poder olhar para cima de novo foi dificil. Quando pensava eu que tinha abandado, olhei para cima para ver onde ia colocar o piolet direito por 1 segundo... ouvi um berro do Paul e PIMBA! um pedaco de gelo do tamanho de uma bola de tenis mm em cheio no nariz! o piolet esquerdo cedeu, o crampon direito cedeu.... e cai de lado quase 3 mts ate ficar seguro pela reuniao...Meio zonzo, muito dorido e ainda sem saber o que se tinha passado... fui puxado para a reuniao e descansei um pouco. O David limpou me o sangue do rosto e lavou me o corte no nariz e colocou me 2 daqueles pensos para cortes profundos.

Claro que depois disto e garantindo que estava bem, fui o ultimo a sair da reuniao enquanto o paul ia a frente para abrir a cornice tornando a mais acessivel de escalar.

Chegado ao topo e exausto deitei me no chao a descansar... mas o tempo estava mm mau, em poucos minutos estavamos cobertos de gelo por todo lado. As cordas ja quase nao dobravamtao duras que estavam.... partimos na direccao ao trilho dos turistas com o material todo ainda a nossa volta. quando o tempo acalmou e estavamos mais a baixo, paramos, tiramos todo material e tomamos um cha quente que me revitalizou. So nao me deu energia para marcha de 2 horas pela frente na escuridao ate ao carro!

Monday, February 19, 2007

Ben Nevis 02/07

Bem... La fui levar a namorada a Escocia dia 7 a 12 de Fevereiro. Ela nunca la tinha estado, entao mostrei-lhe Fort William, Loch Ness, Ilha de skye (adorou!!) e mts outros . Dormimos em B&B´s e tb na parte de tras do carro! Numa dessas noites no meio da Ilha de Skye, no meio de nenhures e isolados de tudo(!) a bateria do carro decide nao pegar... nem ao empurrao! resultado: Uma longa noite e espera por um carro que tivesse os cabos para dar uma ajudinha! Ao menos a paisagem era lindissima, tinhamos imensa comida e aproveitamos para descansar mais um pouco!

Dia 9 passei o dia com meu amigo Tim (um ingles nortenho) que ja anda nisto ah mais de 20 anos. Encontramo-nos de manha cedo no North Face Car Park perto do Ben nevis. O nosso objectivo era fazer um corredor ou uma aresta grau IV escoces. Apos 2h30 de marcha paramos no Refugio CIC e contemplamos aquele vale com imensas opcoes! O tempo nao ajudava, com vento forte um frio desgracado e alguns intervalos de chuva/neve.

Condicionados pelo tempo, escolhemos um corredor de cerca de 350 mts abrigado do vento (pensamos nos!). Garadh Gully + Broad gully, ambos Grau II/III Escoces.

Ate chegar perto do corredor foi bastante rapido pois tratava se apenas de uma encosta exposta de neve dura com pouco mais de 250mts.

O 1 lance foi rapido, escalada mista ao bom estilo escoces, apesar da unica reuniao que coloquei ser quase "virtual"... um bloco de gelo com seguranca um pouco duvidosa e 2 cordoletas a volta! nao consegui colocar um unico entalador pois a rocha, a medida que ia subindo, tornou se mt pobre. Se tivesse levado uns pitons...

Depois de uns metros ja estava no corredor. O 2 lance ja me deu trabalho, uma parede de gelo de 5mts mt mt molhados!! com um buraco enorme na base ao estilo de uma boa crevasse nos alpes! Com mt agua na cara la fui a abrir, primeiro na horizontal e depois por ali a cima. Devia ter colocado a meio um parafusito... mas n estava a gostar nada de estar ali...

Apos essa parede de gelo continuei por mais uns 10mts ate encontrar um local para mais umas daquelas reunioes virtuais! Aqui o vento ja era muito forte e nao conseguia ouvir o meu colega! 2 puxoes na corda e la percebeu que era a vez dele de subir. O local que escolhi para a reuniao n era mais que um "degrau" de gelo em que puz 2 parafusos e la esperei por ele.... com minhas maos a congelar, vesti o "belay jacket" e troquei de luvas. No 3 lance mais algum gelo bem molhado (como eh possivel ser so grau II?? no minimo IV ! ou entao sou eu que ainda nao estou em forma! hehehe ) seguido de uma subida moderada c cerca de 40/50 mts.

Chegado ao topo do corredor , tento vislumbrar a segunda via que pretendiamos, mas a hora ja ia tarde e tinha minha namorada a espera la embaixo! Tanto eu como o Tim estavamos ja muito cansado. entao decidimos descer por uma encosta de neve dura ao lado.
Quase 2 horas depois e noite cerrada, da me uma caimbra.... ai foi uma lentidao ate ao carro...

Nao deu para tirar mts fotos pois quem tinha a camara era o Tim e ele n e grande adepto de para e tirar fotos! Quase que o tenho que forcar a tirar me 1 ou outra!!

PS: Tenho que me lembrar de afiar os piolets antes da proxima!! Eh que nao ter mt WI para escalar, e escalar quase sempre misto tem arrasado com o material todo! Pelo menos os crampons novos deram mt jeitinho! :)

Sunday, April 09, 2006

fish & chips

Bem..... gostava de escrever mais frequentemente aki mas tive uma semana de cao.... trabalhei kuase todos dias perto de 14 horas...... xica....eh obra.... tenho tido imenso para fazer..... e depois irrita me a falta de iniciativa de certas pessoas....
Tive 2(!) dias de ferias e ja tava com saudade dakele ritmo... do stress da pressao.... do fish&chips do almoco (comprado numa chip shop portuguesa lollol).
Passar este tempo todo aki tem destas coisas..... se a principio a ideia de comer fish com chips me dava uma volta ao estomago..... agora tenho ke reconhecer ke o raio do fish&chips eh mm bom! claro ke tem de ser bem cozinhado... pk ja provei alguns ke eram horriveis e gordurosos.
O meu almoco eh sempre variado..... ou melhor... eh de toda parte do mundo. fish & chips-UK, donner kebabs-India, thay, chinese, pizza(universal). tudo pra engorda.... mas a comida eh tao barata e gostosa....... claro ke emtermos de ser saudavel deixa um pouko a desejar!

Friday, March 31, 2006

Ops reli o meu ultimo post e escrevi TEMDA.... ke vergonha, ja n basta tar a assasinar a lingua de camoes com este portugues de internet e de sms agora dou estes erros..... nao nao tou a perder o meu portugues por tar emigrado... foi um engano so...

Outra coisa... meu portugues falado continua na mm. ou seja kuando for a portugal de novo nao vou para la a falar meio portugues meio ingles!

Loch Ness

Como descrever a sensacao de acordar numa temda a 2 metros de um dos lagos, perdao.... LOCHS! mais conhecidos do mundo? Nao, nao vi o Nessie, la o procurei e imaginei ele aparecer na noite perto de nossa tenda como um filme ke vi mts mts anos atras.... acho que imagino em demasia....
A nevoa que imaginva ver logo de manha tb nao a vi... que desilusao.... mas assim que nos afastamos do lago..... so pensava em voltar la! pk? se em td parecia um lago comum como tantos outros? ou secalhar era saudades dakelas miudas inglesas no backpackers hostel. (ke se diga ke nc as vi!! so me contaram!!)

BEm aqui estou eu na subida do Ben Nevis na Escocia. Que pais lindissimo.... que saudades.... td ke sempre imaginei , sonhei, pensei, se tornou realidade, viajar pelas Highlands...... akelas montanhas nevadas, o tempo chuvoso, os castelos, os clas, os lochs, enfim..... A Escocia sempre teve um lugar no meu imaginario e finalmente la fui 1 semana e mais apaixonado fiquei.....

Hello! alo! Ahoj!

Bem la me decidi de uma vez por todas em criar um blog.... aproveitei estes dias de ferias para isto..... na verdade preferia estar noutro lugar... mas enfim, isso sao outras historias.....

Nem sei em que lingua escrever ..... pois tenho amigos de td ke eh canto do mundo...... Checos, eslovakos, polacos, russos, filipinos, egipcios, afegoes, indianos, australianos, americanos, sul africanos, brasileiros, romenos.... e por ai .....

Tenho k admitir ke estar aki em inglaterra me abriu os olhos ao mundo...... se ja me considerava viajado e conhecedor, agora considero me um privilegiado. Conhecer esta gente toda, entender como pensam, aprender um pouco das suas linguas e dos seus costume me tornou num conhecedor mundial.